Durante a visita, os influenciadores produziram mais de 230 conteúdos nas redes sociais
NOSSOS PROJETOS
Uma aliança de influenciadores, educadores, plataformas e o poder público por um ambiente digital saudável
O Redes Cordiais reuniu influenciadores, educadores, plataformas digitais e representantes do poder público para discutir maneiras de melhorar a proteção das crianças e adolescentes no ambiente digital. O Redes de Proteção promoveu uma imersão, no Palácio da Justiça, em Brasília, em que esses diversos atores puderam trocar informações sobre segurança digital, mediação parental e educação midiática.
Os influenciadores produziram e distribuíram conteúdos ensinando sobre ferramentas de controle parental, tempo de tela, uso de dados, saúde mental e envolvimento com grupos radicais.
“É muito importante que os influenciadores que falam diretamente com crianças e adolescentes possam trocar ideias e impressões e perceber os limites de sua atividade. A segurança pública é dever do Estado, mas é responsabilidade de toda a sociedade”, afirmou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Como desdobramento do projeto, foi lançado, em parceria com o ITS Rio, o “Guia para Influenciadores e Comunicadores: como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?”, que pode ser baixado gratuitamente aqui.
A publicação surgiu para oferecer caminhos em um contexto alarmante no Brasil: 42% das crianças e adolescentes já presenciaram discriminação online e 29% delas relataram já ter sido vítimas de situações ofensivas ou perturbadoras, segundo a pesquisa TIC Kids Online 2024.
O guia alerta sobre outras questões emergentes, como o aumento do consumo direcionado por anúncios nas redes sociais e a exposição a padrões irreais de consumo, que afetam diretamente o público infantojuvenil.
Durante a visita, os influenciadores produziram mais de 230 conteúdos nas redes sociais