NOSSOS PROJETOS

Leis e likes: influência responsável protege a democracia

SOBRE O PROJETO

Aproximar a Justiça da população brasileira através dos influenciadores

Um grupo de 25 criadores de conteúdo teve a oportunidade de visitar o Supremo Tribunal Federal (STF) como parte do projeto “Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, feito em parceria com o Instituto Vero. Os criadores de conteúdo, de origens e opiniões políticas diversas, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da urna eletrônica, tirar dúvidas sobre o Judiciário brasileiro com a ministra Cármen Lúcia e com os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Flávio Dino e André Mendonça.

O projeto nasceu da percepção de que a influência digital pode aproximar a Justiça da população brasileira. Em contexto de eleições, muitos se informam e tomam decisões de voto a partir do posicionamento dos influenciadores preferidos. 

Participaram do projeto influenciadores como Átila Iamarino, com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, Luiza Brunet (1,1 milhão),  Professor Noslen (1,1 milhão), Felipe Voigt (1,1 milhão) e Gis Bezerra (4,7 milhões de inscritos no Youtube). O Leis e Likes deu origem a um canal cívico, mediado pelo Redes Cordiais no WhatsApp, para o diálogo entre o STF e os criadores de conteúdo.

Em parceria com o centro de pesquisa em direito e tecnologia InternetLab, o Redes Cordiais fez uma nova edição de seu “Guia para influenciadores nas eleições”. Desde 2020, a publicação é atualizada a cada eleição, incorporando as resoluções da Justiça para o ano vigente. 

 

25

influenciadores tiveram a oportunidade de conhecer o Supremo Tribunal Federal

GALERIA DE FOTOS