Redes Cordiais lança campanha “Respire antes de acreditar”
Bibiana Maia da Silva
O Redes Cordiais lançou este mês a campanha “Respire antes de acreditar”, realizada com os influenciadores treinados pelo workshop de educação midiática. Serão publicados oito vídeos curtos, durante o período eleitoral, mostrando como a desinformação funciona a partir das checagens realizadas pela Agência Lupa, parceira do projeto. O objetivo não é só desmentir as fake news mais compartilhadas no momento, mas ajudar o público a encontrar indícios de que o conteúdo é enganoso e, aos poucos, treinar o olhar contra a desinformação.
Cada vídeo será apresentado por um criador de conteúdo diferente, privilegiando a diversidade de gênero, raça e região do país. As áreas de atuação deles vão desde humor e maternidade a ativismo e religiosidade. Com isso, a campanha busca ampliar o alcance e estourar bolhas de conteúdos. A série estreia com Elisama Santos, escritora, podcaster e apresentadora do canal GNT.
A campanha aposta no prebunking, uma estratégia de inoculação preventiva contra a desinformação, como uma vacina. A ideia é que, além de checar e apontar falsidades em conteúdos, seja possível ensinar aos usuários de internet a se prevenir contra eles ao mostrarmos de maneira didática o modo como trabalham os agentes da desinformação.
A “Respire antes de acreditar” tem o apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer. Siga as nossas redes para acompanhar.
Veja também
O Redes Cordiais trabalhou em diversas frentes para combater a desinformação e o discurso de ódio durante o período eleitoral
Material tem o apoio do YouTube
Projeto “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando as eleições”, oferece uma formação gratuita com evento presencial em Brasília e curso online em agosto