Redes Cordiais e Lupa vão combater desinformação em desertos de notícias
Locais que não dispõem de cobertura jornalística local, os chamados “desertos de notícias”, têm diminuído nos últimos anos, conforme consta na última edição de relatório do Atlas da Notícia. No entanto, ainda restam 2712 cidades e 26,7 milhões de brasileiros sem acesso a notícias sobre os seus municípios. Para combater o problema, o Redes Cordiais e a Lupa desenvolveram um projeto que acaba de ser contemplado como uma das 20 iniciativas ao redor do mundo que receberão um investimento total de US$ 2 milhões do Global Fact Check Fund. Ligado à International Fact-Checking Network, o fundo apoia o fortalecimento de organizações de checagem que promovem ações de combate à desinformação.
Intitulado “Eu informo!”, o projeto do Redes Cordiais e da Lupa foi desenvolvido para treinar influenciadores locais e representantes de rádios comunitárias de regiões onde o índice de desertos de notícias ainda permanece alto. O objetivo do projeto é especialmente relevante este ano, quando haverá eleições municipais no Brasil.
Na fase inicial, influenciadores e líderes comunitários serão treinados para identificar notícias falsas, combater discursos de ódio e promover uma influência responsável. O intuito principal é que eles apliquem o conhecimento adquirido em suas redes sociais e nos outros meios através dos quais disseminam informação, como estações de rádio comunitárias e aplicativos de mensagens, por exemplo.
Após o treinamento, essa rede será mobilizada para quebrar correntes de desinformação, recebendo, ao longo de cinco meses, briefings da Lupa para disseminar conteúdos verificados e educar suas audiências. Esses conteúdos podem ser roteiros para gravação de vídeos, relatórios sobre desinformação com dados que possam basear a produção de conteúdos dos criadores e/ou verificações e checagens em formatos adaptados para texto, vídeo e áudio, para que sejam diretamente veiculados pelos parceiros.
“O ‘Eu Informo’, portanto, não apenas aborda o desafio dos desertos de notícias, mas também fortalece comunidades locais, construindo uma rede sólida contra a desinformação e promovendo a integridade informacional em regiões-chave do Brasil”, explica Clara Becker, diretora executiva do Redes Cordiais.
Veja também
O Redes Cordiais trabalhou em diversas frentes para combater a desinformação e o discurso de ódio durante o período eleitoral
Material tem o apoio do YouTube
Projeto “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando as eleições”, oferece uma formação gratuita com evento presencial em Brasília e curso online em agosto