Redes Cordiais e ITS Rio lançam cartilha para proteção de crianças e adolescentes online
O Redes Cordiais, em parceria com o ITS Rio, lança, nesta terça, dia 14 de janeiro, o “Guia para Influenciadores e Comunicadores: como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?”, disponível aqui. A publicação surge em um contexto alarmante no Brasil: 42% das crianças e adolescentes já presenciaram discriminação online e 29% delas relataram já ter sido vítimas de situações ofensivas ou perturbadoras, segundo a pesquisa TIC Kids Online 2024. As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet, já em 2023, atingiram um recorde histórico no país, ultrapassando 70 mil casos registrados, de acordo com a Safernet.
O guia convida influenciadores digitais a se tornarem aliados na proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual, e chega em um momento estratégico — as férias escolares, período em que os jovens passam mais tempo conectados. “Precisamos debater o impacto do conteúdo digital consumido pelas crianças e adolescentes, especialmente nos períodos em que a exposição às telas aumenta. O guia ensina como incentivar a navegação segura na internet e qual é a melhor linguagem para fazer isso”, afirma Clara Becker, cofundadora e diretora-executiva do Redes Cordiais.
A TIC Kids Online 2024 aponta ainda que apenas 31% das crianças e adolescentes buscam o apoio dos pais ou responsáveis quando se encontram em situações difíceis no ambiente digital. Por isso o guia também aborda a mediação parental, que consiste em adotar estratégias para uma navegação mais segura. Isso inclui o uso de ferramentas digitais que permitem acompanhar o consumo de conteúdo, restringir páginas impróprias, limitar o tempo de uso e até monitorar a localização dos dispositivos das crianças e adolescentes.
O papel dos influenciadores aqui seria orientar pais e responsáveis sobre práticas de segurança digital e promover a conscientização sobre a importância de um ambiente online mais protegido, ajudando a construir uma rede de cuidado e responsabilidade que empodera famílias e protege crianças e adolescentes. Becker sinaliza que “na mediação parental, o diálogo entre responsáveis e jovens é essencial para que essas medidas sejam percebidas como proteção, e não como controle ou invasão de privacidade”.
A publicação chega no momento em que o Dicionário de Oxford anuncia “brain rot” como a “palavra do ano” em 2024. O termo pode ser traduzido como “decomposição ou apodrecimento do cérebro” e se refere aos efeitos do consumo excessivo de conteúdo online considerado superficial ou pouco desafiador. “O debate sobre o impacto desse fenômeno reforça a necessidade de iniciativas como o guia”, comenta Ana d’Angelo, diretora de comunicação estratégica do Redes Cordiais. “Os influenciadores têm um papel estratégico na criação de ambientes digitais mais seguros. Ao engajá-los, multiplicamos o impacto dessa conscientização e ajudamos a prevenir situações de risco”, completa.
O guia alerta ainda sobre outras questões emergentes, como o aumento do consumo direcionado por anúncios nas redes sociais e a exposição a padrões irreais de consumo, que afetam diretamente o público infantojuvenil. Segundo a pesquisa do Instituto Alana, 87% dos entrevistados acreditam que as propagandas nas redes incentivam o consumo excessivo entre crianças e adolescentes.
Para o parceiro do projeto ITS Rio, o guia é um recurso significativo para ampliar a segurança digital e apoiar pais e responsáveis na educação infanto-juvenil. “Promover a segurança digital vai além de proteger os mais jovens contra ataques diretos. É sobre garantir que o ambiente digital fomente um desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes, livre de experiências que possam impactar negativamente sua saúde mental”, afirma Celina Bottino, Diretora de Projetos do ITS Rio.
No dia 15 de janeiro, às 13h, será realizada uma live no Instagram para marcar a divulgação oficial do guia, com a participação de Clara Becker, Celina Bottino, Sheylli Calefi (advogada e especialista em direito digital) e Daniel Becker (pediatra, sanitarista, palestrante e escritor). O bate-papo terá como foco discutir como influenciadores e comunicadores podem se engajar na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
O “Guia para Influenciadores e Comunicadores: como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?” faz parte da ação “Redes de Proteção”, iniciada em novembro de 2024 com uma visita de 25 influenciadores que dialogam com o público infanto-juvenil à Secretaria de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa, que contou com o apoio do YouTube, TikTok, Discord e Xavier Vasconcelos Advogados
Os influenciadores que participaram da criação foram: Armando Colussi, Cecília Dassi, Cris e Paulo Coimbra, (eu e meus três), Eduarda Duarte, Erick Clepton, Fernando Fernandes, Hallison Paz (programação dinâmica), Januária Alves, Jooj Natu, Juliana Braga, Karen Scavacini, Lua Barros, Luiza Brunet, Márcia Tosin, Maria Mello (Instituto Alana), Mariana Fulfaro (manual do mundo), Natália Bastos (Natalia Pediatra), Pilar Ramirez (The International Centre for Missing and Exploited Children- ICMEC), Rosilene Costa (Movimento Autônomo de Mães- Mama), Tadeu França, Sheylli Caleff, Shirley Hilgert (macetes de mãe), Vanessa Cavalieri (protocolo eu te vejo) e Yasmin Garcez.
Veja também
O Redes Cordiais trabalhou em diversas frentes para combater a desinformação e o discurso de ódio durante o período eleitoral
Material tem o apoio do YouTube
Projeto “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando as eleições”, oferece uma formação gratuita com evento presencial em Brasília e curso online em agosto