Na segunda edição do o Guia para Influenciadores Digitais nas eleições, com foco nas eleições de 2022, o conteúdo traz princípios a serem observados pelos influenciadores digitais e uma caixa de ferramentas, com possíveis perguntas e respostas que podem vir a surgir neste período.
O documento traz informações atualizadas, sobretudo sobre desinformação, censura, violência política e proteção de dados.
Já não é novidade que a internet e as redes sociais se adicionam como fatores que intensificam o debate político e eleitoral e transformam de forma contínua os fluxos de comunicação. Com o início do período de propaganda eleitoral, uma série de dúvidas, questionamentos e discussões passaram a surgir a respeito da comunicação política digital. Dentre os agentes que se destacam nesse contexto, estão os influenciadores digitais.
Neste guia, o InternetLab e o Redes Cordiais buscam oferecer ferramentas para que influenciadores e produtores de conteúdo em redes sociais participem do processo eleitoral de maneira democrática, segura e ética. Trazemos, ainda, uma série de boas práticas que partem do que está na lei, mas não se bastam ali e uma “bússola” de princípios para ajudar a tomar decisões difíceis e uma “caixa de ferramentas”, com perguntas e respostas práticas que devem surgir no decorrer do processo eleitoral.
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Esta é a terceira edição do material produzido em parceria com o Internetlab e, nos moldes das edições de 2020 e 2022, traz princípios e atualizações sobre o que os influenciadores precisam estar atentos durante o pleito.
Produzido pelo Redes Cordiais e o Internetlab, com apoio do YouTube, o material se dedica a olhar a violência política de gênero e raça.