Campanha com influenciadores debate saúde mental na pandemia
Bibiana Maia da Silva
Como anda sua saúde mental? Perguntamos isso a alguns influenciadores da nossa rede e eles dividiram as angústias de mais de um ano de pandemia. Paolla Oliveira, Ana Paula Padrão, Cecilia Oliveira, Pastor Pedrão e Raull Santiago participaram dos vídeos que divulgamos esta semana em nossas redes sociais no Instagram, Facebook e YouTube.
Cada um trouxe um pouco do quanto se sente impactado, a partir de sua realidade. As jornalistas Ana Paula Padrão e Cecília Olliveira desabafaram sobre o cansaço na reta final e a sensação de estar disputando uma prova de atletismo. O ativista Raul Santiago contou que, ainda que sinta cansaço, não pode desanimar, pois muitas pessoas dependem de seus projetos. A atriz Paolla Oliveira e o Pastor Pedrão contribuíram ainda com dicas sobre como seguir enfrentando a pandemia.
Segundo pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e publicada na BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).
Outros estudos vêm sendo realizados desde o início da pandemia e já apontavam para o problema. Um deles, publicado pela Fiocruz com outras seis universidades no ano passado, dizia que “sentimentos frequentes de tristeza e depressão afetavam 40% da população adulta brasileira, e sensação frequente de ansiedade e nervosismo foi relatada por mais de 50% das pessoas”.
Em nossas redes sociais, publicamos com frequência posts com números e dicas sobre como enfrentar esta situação. Acompanhe!
Veja também
O Redes Cordiais trabalhou em diversas frentes para combater a desinformação e o discurso de ódio durante o período eleitoral
Material tem o apoio do YouTube
Projeto “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando as eleições”, oferece uma formação gratuita com evento presencial em Brasília e curso online em agosto