Redes Cordiais leva influenciadore para conhecer a atuação de jornalistas em grandes redações
Um grupo de onze influenciadores conheceu por dentro como se produz notícia no jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão. A visita faz parte do novo projeto do Redes Cordiais, “Influenciadores pelo jornalismo”, que busca aproximar os produtores de conteúdo dos processos jornalísticos e ajudá-los a combater a desinformação e a defender o jornalismo nas redes sociais. Até o fim do projeto, influenciadores digitais que passaram por nossos workshops de educação midiática visitarão redações de mais dois grandes veículos nacionais.
Ao chegar no jornal, os influenciadores foram recebidos para uma conversa com Eurípedes Alcântara, diretor de jornalismo do Estadão. Durante uma hora, eles puderam tirar dúvidas sobre produção e fatos históricos do jornal desde a sua fundação, há quase 150 anos. Foi também uma oportunidade de troca sobre o momento atual da internet. “A gente é obrigado, pela história do jornal, a tratar de coisas mais complexas e, às vezes, sem o impacto que vocês têm. Eu sinto até um pouco de inveja”, brincou o jornalista.
Renata Cafardo, repórter especial de educação, e Luciana Garbin, editora executiva, explicaram como é o processo de produção e edição de uma reportagem. O último papo foi com Daniel Bramatti, do Estadão Verifica. “Eu fiquei fascinada com tudo que vi, com as pessoas e os ensinamentos. Foi um aprendizado maravilhoso, principalmente com o Daniel Bramatti, que conseguiu explicar facilmente como funciona uma checagem”, contou Sueli Rodrigues, do Blog da Su, que já havia participado do workshop 60+ organizado pelo Redes Cordiais e o Educamídia em 2021.
Após as conversas, os criadores também visitaram as instalações do acervo e a gráfica, que imprime outros títulos além do jornal. O grupo que visitou o Estadão foi formado pela atriz Vaneza Francisca, os criadores de conteúdo Heitor William, Margarida Arcebispo e Sueli Rodrigues, os pesquisadores Eduardo Sato e Anderson F. Brito, a empresária Rosângela Lyra, o chef de cozinha Eduardo Prado, o Pastor Paulo Marcelo, a pesquisadora e escritora Januária Alves e o fotógrafo Pedro Garcia.
As próximas visitas vão acontecer em novembro. No Rio de Janeiro, um novo grupo irá conhecer a redação do jornal O Globo. Em Brasília, outros criadores de conteúdo visitarão a sede do site Metrópoles.
Veja também
O Redes Cordiais trabalhou em diversas frentes para combater a desinformação e o discurso de ódio durante o período eleitoral
Material tem o apoio do YouTube
Projeto “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando as eleições”, oferece uma formação gratuita com evento presencial em Brasília e curso online em agosto