Guia para influenciadores apoiarem a proteção de crianças e adolescentes online
O Redes Cordiais, em parceria com o ITS Rio, produziu o “Guia para Influenciadores e Comunicadores: como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?”. A publicação surge em um contexto alarmante no Brasil: 42% das crianças e adolescentes já presenciaram discriminação online e 29% delas relataram já ter sido vítimas de situações ofensivas ou perturbadoras, segundo a pesquisa TIC Kids Online 2024. As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet, já em 2023, atingiram um recorde histórico no país, ultrapassando 70 mil casos registrados, de acordo com a Safernet.
O guia convida influenciadores digitais a se tornarem aliados na proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual. “Precisamos debater o impacto do conteúdo digital consumido pelas crianças e adolescentes. O guia ensina como incentivar a navegação segura na internet e qual é a melhor linguagem para fazer isso”, afirma Clara Becker, cofundadora e diretora-executiva do Redes Cordiais.
Para o parceiro ITS Rio, o guia é um recurso significativo para ampliar a segurança digital e apoiar pais e responsáveis na educação infanto-juvenil. “Promover a segurança digital vai além de proteger os mais jovens contra ataques diretos. É sobre garantir que o ambiente digital fomente um desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes, livre de experiências que possam impactar negativamente sua saúde mental”, afirma Celina Bottino, Diretora de Projetos do ITS Rio.
BAIXE O GUIA GRATUITAMENTE AQUI
Veja também
O Redes Cordiais desenvolveu um plano de aula para educadores trabalharem influência e redes sociais
Esta é a terceira edição do material produzido em parceria com o Internetlab e, nos moldes das edições de 2020 e 2022, traz princípios e atualizações sobre o que os influenciadores precisam estar atentos durante o pleito.
Produzido pelo Redes Cordiais e o Internetlab, com apoio do YouTube, o material se dedica a olhar a violência política de gênero e raça.