25 out. 2024 | 21h00 BRT

O que o Redes Cordiais fez nas eleições 2024

Está chegando ao fim o pleito eleitoral deste ano, que elege prefeitos e vereadores. As cidades que foram ao segundo turno escolhem, neste domingo, seus representantes e o Redes Cordiais trabalhou em diversas frentes para combater a desinformação e o discurso de ódio durante o período.

Com o projeto “Eu informo!”, realizado com a Lupa com apoio da International Fact-Checking Network (IFCN), foram treinados 80 influenciadores e rádios comunitárias em quatro workshops online e dois presenciais, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e em Feira de Santana, na Bahia. A iniciativa é voltada para os desertos de notícias, locais onde não há veículos de jornalismo profissional, segundo o Atlas da Notícia. Uma das edições virtuais foi dedicada ao Rio Grande do Sul, vítima de muita desinformação durante as enchentes do primeiro semestre. O projeto terá ainda um workshop online, dia 31 de outubro, próxima quinta-feira, das 17h às 19h, durante a Semana Brasileira de Educação Midiática. Ainda é possível se inscrever neste formulário.

Além da formação com oficinas sobre influência responsável, desinformação e segurança digital, a comunidade recebeu diversos conteúdos para compartilhar nas redes sociais e nas rádios. Foram nove cards e 19 spots até o momento. O Redes Cordiais e a Lupa também compartilharam parte deste conteúdo nas redes sociais. Os comunicadores ainda usaram o espaço para denunciar peças de desinformação e tirar dúvidas.

Com apoio do YouTube e em parceria com o Internetlab, o Redes Cordiais editou duas publicações. Um deles foi a terceira edição do “Guia para influenciadores nas eleições“. O material ajudou a comunidade de criadores a entender o que se pode ou não fazer nas redes sociais com as novas regras divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O outro foi a “Cartilha para o enfrentamento da violência política de gênero e raça“, que trouxe estratégias para o problema que fez novas vítimas durante as eleições atuais.

Assim como em 2022, quando o Redes Cordiais levou 29 influenciadores para conhecer o Tribunal Superior Eleitoral, um grupo de 25 criadores de conteúdo teve a oportunidade de visitar o Supremo Tribunal Federal no projeto “Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital“, realizado em parceria com o Instituto Vero. Eles tiveram puderam ver a urna eletrônica de perto, e conversar com a ministra Carmén Lúcia.

Os jornalistas não ficaram de fora das ações para as eleições. Numa parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e o Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), o Redes Cordiais produziu o projeto “Jornalismo.IA: como a inteligência artificial está moldando as eleições”, que ofereceu uma formação gratuita online a 3.517 jornalistas inscritos, sendo que 423 concluíram o curso a tempo de receber o certificado.


Veja também